sábado, 7 de junho de 2014

Pavlova


Olá!
Sou adepta assídua do Master Chef Austrália. 
Acho que é programa com grande qualidade, onde os concorrentes são pessoas comuns que tem apenas como experiência de cozinha o seu dia-a-dia cheio de paixão pelos cozinhados. Todos eles tem um sonho quando participam. Ou querem ganhar experiência para um dia abrir o seu negócio ou querem aprender mais ou querem entrar em contacto com outro estilo que não o seu ou...por aí fora!!! Uma imensidão de sonhos!Cá em Portugal também já pssou em dois canais, mas não sei porquê, nenhuma dessas edições me entusiasmou...Não sei se será pela arrogância dos chefes ou a própria produção mas não me cativa a versão portuguesa.
Vejam bem que na temporada 5 que passou em 2013, até uma portuguesa participou no master chef austrália!!De seu nome Christina Batista, chegou aos 5 finalistas. Fez um percurso de se lhe tirar o chapéu!
Bem, vamos ao que importa. De cada vez que no programa faziam pavlova eu ficava muito curiosa. Nunca comi...e achava a sua apresentação tão delicada e com um aspecto tão delicioso que lá me aventurei a fazer uma!
Tenho a dizer que correu lindamente! :D




Aqui vai a receita:
-4 claras de ovo
-220 gr de açúcar
-2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
-2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
-1 colher de sopa de essência de vaunilha (opcional)


Liga-se o forno a 150º.
Batem-se as claras, quando começarem a ganhar espuma vai-se adicionando o açúcar lentamente. O merengue tem que ficar liso e muito brilhante. Para ver se está no ponto, coloca-se um pouco de claras entre os dedos, se não sentirem grãos de açúcar, está bom.
Claras batidas com açúcar

Adicionamos então o amido peneirado e o vinagre e a essência se usarem, e misturam com uma espátula até ficar uma mistura homogenia, mas tem que ser feito com cuidado para as claras não perderem ar.
Amido e vinagre já adicionados ao merengue

Num tapete de silicone ou mesmo uma forma, colocam uma folha de papel vegetal, desenham um círculo e colocam a massa dentro desse mesmo círculo.

pavlova pronta a ir ao forno a 120º durante 1 hora e 20 minutos

Colocam no forno e baixam a temperatura para os 120º por 1 hora e 20 minutos.
Para terem a certeza que a pavlova está cozida, toquem nela, se estiver dura, e conseguirem bater nela e ouvir um som oco, está cozida!
Desliguem o forno e deixa-na lá dentro até arrefecer completamente.
Já fria, pronta a receber a decoração. Fica com uma cor creme.

Depois é decorar a gosto. Tradicionalmente ela é decorada com chantilly e frutos que não oxidem como frutos vermelhos, kiwi, maracujá...como eu não tinha nenhum desses frutos usei doce de morango e caramelo por cima das natas.
Não é uma decoração de master chefe mas é deliciosa à mesma :P


De dizer que estava deliciosa!!! Cocante por fora, com uma textura fofa por dentro...que manjar!!!
Tão simples e tão maravilhosa!
Espero que gostem!
Bom apetite :)

Sem comentários:

Enviar um comentário